Usuário:Carolina Alfaro de Carvalho

De Tradwiki
Ir para: navegação, pesquisa

Carolina Alfaro de Carvalho (Carol Alfaro) é falante nativa bilíngue de português e espanhol e tem graduação em Letras - Habilitação Tradução (1996), especialização em Tradução Inglês-Português (1998) e mestrado em Letras, todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atua como tradutora e revisora desde 1996, com experiência em legendagem de filmes e programas para cinema, televisão, VHS e DVD, além de vídeos técnicos e institucionais. Tem vasta experiência em publicações de natureza acadêmica e científica, além de livros de ficção e não ficção. Realiza atividades de pesquisa e docência em tradução e legendagem, dando aulas de tradução para legendagem em cursos livres, de graduação e especialização. Reside em Toronto, Canadá, desde 2007. No Brasil, é sócia da empresa Scriba Traduções e Assessoria Linguística e, no Canadá, presta serviços por meio da Carol Alfaro Translations.

É uma das fundadoras e administradoras da TradWiki, além de colaborar com conteúdo em várias seções. Seus temas de maior interesse são as práticas profissionais e o mercado de tradução de modo geral, tais como gerenciamento de projetos, de tempo e de riscos, boas práticas e ética profissional, produtividade e formação de tradutores; estudos da tradução; o setor de tradução audiovisual, principalmente legendagem de filmes; e tradução editorial, entre outros.

Currículo e contato

Blog A Arte da Tradução - em português, sobre tradução

Blog Multimedia Translation - em inglês, sobre tradução audiovisual

Entrevista feita por Thaís Collet e Rafael Matielo, publicada na Tradução e Comunicação nº 24, 2012

"As lógicas do audiovisual", artigo publicado na edição especial sobre tradução da revista Língua, 2012.

"Time to Declutter!", artigo publicado em coautoria com Bianca Bold na ATA Chronicle, v. XLI, nº 11, 2012.

"Quality Standards or Censorship?", artigo publicado na revista Meta, v. 57, nº 2, edição especial sobre tradução audiovisual e manipulação