The Entrepreneurial Linguist - The Business-School Approach to Freelance Translation

De Tradwiki
Ir para: navegação, pesquisa

Referência[editar]

JENNER, Judy e JENNER, Dagmar. The Entrepreneurial Linguist - The Business-School Approach to Freelance Translation. 1. ed. EL Press, 2010. ISBN 978-0-557-25623-5

Introdução[editar]

Judy e Dagmar Jenner, as autoras de "The Entrepreneurial Linguist", são irmãs, tradutoras e sócias de uma pequena empresa de tradução, além de autoras do blog Translation Times (www.translationtimes.com).Partindo da constatação de que grande parte dos profissionais que prestam serviços linguisticos chegam ao mercado de trabalho despreparados para o que enfrentarão como autônomos, as duas reuniram nesse pequeno livro um verdadeiro catálogo de medidas e considerações para quem pretende atuar com sucesso no mercado, partindo de uma visão empresarial. Para a finalidade do livro, elas definem o linguista como aquele que presta serviços linguísticos profissionais, e sustentam que, além de uma formação sólida na área, o linguista precisa também desenvolver uma postura de empreendedor, dando dicas práticas de como seguir esse caminho.

As autoras dirigem-se especialmente àqueles que visam trabalhar com clientes diretos e seus exemplos são mais voltados para o mercado norte-americano. Apesar disso, as dicas podem ser aproveitadas também para outras situações e servir como ponto de partida para desenvolver uma estratégia própria para a carreira profissional.

O livro está organizado em onze capítulos, dez deles voltados para um aspecto específico da atividade empresarial do linguista e um capítulo final fazendo um apanhado geral das ideias centrais apresentadas.

Capítulos[editar]

The New Mindset[editar]

O primeiro capítulo destaca a necessidade de adotar uma nova postura e ver sua atividade como uma pequena ou microempresa, as vantagens de ter um negócio próprio e a importância de se colocar na posição do cliente para entender (e prever) suas expectativas. O capítulo inclui dois estudos de casos que ilustram as ideias apresentadas.

Organization & Accounting[editar]

Este capítulo abrange uma série de dicas para organizar os negócios e manter em dia a contabilidade.

A parte referente a contadores e impostos pode não se aplicar ao mercado brasileiro, mas há muitas observações valiosas, desde programas para facilitar a administração dos negócios até dicas de serviços telefônicos, de como reduzir despesas e de quando economizar pode ser tornar contraprodutivo.

Social Media & Web 2.0[editar]

As autoras discutem aqui vários aspectos de como marcar presença na internet e, consequentemente, no mercado. Elas apresentam as vantagens de recursos como blogs e redes sociais, dão orientações práticas de como manter um blog, comentam diferentes características das redes sociais, como Twitter, LinkedIn e Facebook, e dão dicas de blogs interessantes para seguir.

Marketing[editar]

Neste capítulo, talvez o mais abrangente do livro, as autoras destacam a importância de desenvolver atividades para captar novos clientes e manter a fidelidade de clientes já conquistados.

Business Development[editar]

O capítulo trata de estratégias para conquistar clientes diretos, mas ressaltando também que cabe ao profissional definir suas prioridades e o tipo de cliente mais indicado para a forma como pretende trabalhar.

Pricing[editar]

A questão que mais aflige iniciantes, ou seja, como definir o preço a cobrar pelos seus serviços, é comentada pelas autoras de forma objetiva, baseando-se nos princípios do mercado, como oferta e demanda, ou a relação entre cliente e fornecedor.

Negotiating[editar]

Professional Development[editar]

Giving Back[editar]

Wirk/Life Balance[editar]

Entrepreneurship Recap[editar]