Guia de Estilo da TradWiki

De Tradwiki
Ir para: navegação, pesquisa

A TradWiki é um grande projeto desenvolvido constantemente por muitos voluntários, e uniformizar um trabalho de tal porte está longe de ser tarefa fácil. Pensando nisso, a ideia da adoção de um guia de estilo surgiu com o objetivo de estabelecer padrões simples e básicos, a fim de uniformizar da melhor maneira possível todas contribuições feitas quase diariamente. Para tal, a criação do guia de estilo visa disponibilizar aos colaboradores algumas regras, informações, sugestões e práticas recomendadas referentes à escrita.

Orientações gerais[editar]

Por ser um projeto coletivo, cuja proposta é alcançar um público abrangente e diversificado de profissionais e pesquisadores de diferentes áreas e tipos de formação, o estilo de redação da TradWiki deve tão imparcial e objetivo quanto possível. Um bom recurso linguístico para manter a imparcialidade na escrita é não escrever na primeira pessoa nem se dirigir diretamente ao leitor. Deste modo, o público terá liberdade para fazer leituras mais abrangentes e objetivas, e sentir à vontade para incluir suas próprias colaborações de maneira coerente com o estilo geral dos artigos. A TradWiki não é um blog nem uma rede social, embora seus artigos possam fazer referências a quaisquer fontes externas consideradas relevantes pelo autor.

Não há limite de tamanho para os artigos, mas recomenda-se buscar um texto enxuto e objetivo. Espera-se também que os autores tenham domínio dos assuntos sobre os quais estejam escrevendo e, na medida do possível, apresentem referências ou outras formas de validação das informações. Ao criar um artigo novo, não há necessidade de concluí-lo de uma vez. É até melhor que os textos sejam desenvolvidos aos poucos e que se divulgue os trabalhos em andamento nas redes sociais para atrair mais colaboradores e pontos de vista.

A TradWiki não é uma biblioteca de links, embora tenha algumas listas. Sempre que possível, ao incluir um link, adicione também algumas linhas sobre o assunto e a relevância da página para onde o link aponta.

Estrutura[editar]

Um aspecto muito importante a ser observado na escrita é a estruturação dos parágrafos. O excesso de parágrafos muito pequenos (com somente uma ou duas linhas) pode transmitir ao leitor uma impressão negativa de falta de coesão, além de aparentemente apresentar um texto repleto de ideias esparsas e mal desenvolvidas. Por outro lado, desenvolver parágrafos muito grandes (mais de 15 ou 20 linhas) pode causar cansaço e confusão, e na maioria dos casos é um recurso visual que desestimula a leitura.

Coesão e coerência[editar]

Orientações linguísticas[editar]

Ortografia[editar]

Uma das orientações linguísticas mais importantes deste tópico é a grafia da palavra TradWiki. Ao citar esta enciclopédia por escrito em blogs, apresentações, palestras e mídias sociais, lembre-se de que seu nome deve ser sempre grafado com as letras T e W em maiúsculo: TradWiki. Ao seguir essa orientação simples, você colabora fazendo uma divulgação correta da enciclopédia, além de mostrar que está a par das instruções relacionadas a ela. No entanto, todas as suas palavras merecem total atenção, e não somente a marca TradWiki. Ao contribuir elaborando textos, independentemente do tamanho ou da complexidade do conteúdo, mantenha em mente que o público-alvo desta enciclopédia consiste essencialmente em profissionais que trabalham com palavras. Portanto, como colaborador, espera-se que você redija seus textos com o máximo possível de rigor, especialmente quanto à nova regra da ortografia.

Como há muitas fontes de consulta online sobre a nova ortografia, bem como links para download, e já que o propósito deste guia de estilo é oferecer breves orientações gerais, nesta página não será possível encontrar detalhes sobre o que mudou na grafia do português do Brasil. No entanto, ao fazer uma busca simples das palavras-chave "nova ortografia português" pelos mecanismos de pesquisa da web, certamente você obterá muitos resultados com informações detalhadas sobre o tema. Por fim, não esqueça de que o cuidado com as palavras é uma característica essencial de profissionais que trabalham com textos; portanto, escreva seus textos com atenção e ajude a garantir a credibilidade da TradWiki como ferramenta de consulta para esses profissionais.

Gramática[editar]

Assim como visto no item Ortografia, é muito importante que o colaborador da TradWiki tenha domínio da gramática do português (mais especificamente do português escrito). Por definição, o termo gramática consiste no conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever; além disso, como a TradWiki é uma ferramenta de pesquisa que visa atender a profissionais que trabalham essencialmente com palavras, espera-se que seu conteúdo esteja redigido de acordo com a gramática do português do Brasil. Portanto, antes de fazer uma contribuição, é importante que o voluntário dedique alguns minutos para reler atentamente suas próprias palavras, observando se o texto atende ou não aos critérios formais do idioma e fazendo as devidas correções, se necessário. Afinal de contas, a possibilidade de revisores voluntários trabalharem o texto não exime o autor da responsabilidade de oferecer uma contribuição com a melhor qualidade possível.

Uma boa estratégia de verificação gramatical é a elaboração de uma checklist breve. Por exemplo, antes de publicar sua colaboração, organizar alguns itens (como concordância nominal/verbal, regência, pontuação etc.) em uma lista e verificar se as regras referentes a esses itens foram respeitadas pode ser uma boa diretriz. Além disso, a prática da elaboração de checklists se mostra eficiente com o passar do tempo, já que o colaborador poderá identificar padrões, pontos fortes e deficiências em sua própria escrita. Fazer isso facilita o aprimoramento das qualidades e a correção de possíveis falhas da escrita.

Pontuação[editar]

Aspectos a evitar[editar]

Vícios de linguagem[editar]

Vícios mais comuns[editar]

> Gerundismo

> Redundância

> Eco