Gerenciamento do tempo

De Tradwiki
Ir para: navegação, pesquisa

Gerenciar, ou administrar, o tempo é uma atividade essencial para qualquer profissional autônomo, principalmente para quem trabalha sozinho em casa. Além do tempo necessário para cumprir com um projeto, também é importante aplicar precauções de gerenciamento de riscos.

Existem vários estudos sobre gerenciamento do tempo, assim como diversas técnicas propostas por business gurus da autoajuda, como Stephen Covey, dos 7 hábitos das pessoas muito eficientes, ou o inventor do método GTD (Getting Things Done), David Allen.

O princípio básico para qualquer técnica, no entanto, é a disciplina e a concentração. Qualquer técnica de gerenciamento do tempo só vai funcionar se a pessoa conseguir se disciplinar e manter o foco. Tanto para uma, quanto para a outra coisa, existem programas que nos ajudam.

Ferramentas para melhorar o foco[editar]

Pomodoro Technique[editar]

A "técnica dos tomates" segue um princípio muito simples. Um cronômetro marca períodos de trabalho de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos de pausa entre cada um. Esses intervalos podem variar, conforme a preferência de cada um. O site contém algumas boas dicas sobre como manter o foco durante os períodos de produção e o que fazer nos intervalos. Também existem diversos cronômetros adaptados para a pomodoro technique pela Internet, não só para instalar no computador, mas também para funcionarem em nossos smartphones.

Software de registro do uso do tempo[editar]

Existem uns tantos programinhas que automaticamente monitoram o que fazemos no computador, com diferentes níveis de complexidade e geração de relatórios. Um deles, razoavelmente amigável, é o RescueTime. Uma vez instalado no computador, ele vai registrando suas atividades, inclusive pode identificar o que é trabalho e o que é procrastinação e enviar alertas para quando estamos tempo demais no FaceBook, por exemplo. Algumas opções de programas para monitoramento do tempo podem ser vistas aqui.

Ferramentas para organização pessoal[editar]

O planejamento de nossas tarefas é fundamental para o controle de nosso tempo. Neste quesito, existem dezenas de programas de gerenciamento de tarefas, com os mais diversos níveis de detalhamento. Algumas boas sugestões de produtos online:

Além de muito simples e intuitivo, o Coolendar tem mais um aspecto interessante, foi desenvolvido por um brasileiro, [Fabiano Franz], casado com a nossa colega tradutora [Pricila Franz].

Este é um programa um pouquinho mais complicado, mas oferece a grande vantagem de permitir a organização de tarefas e subtarefas em formato de árvore. É extremamente completo e permite a sincronização com smartphones. Com versão gratuita e versão paga.

Talvez um dos mais famosos "task managers" do mercado, com integração nas mais diversas plataformas, inclusive com a agenda do Google. Com versão gratuita e versão paga.

Conhecida como uma espécie de "escritório moderno", essa ferramenta gratuita permite organizar na nuvem todas as informações importantes que costumam ficar "soltas" (anotações, listas, observações rápidas, trechos de textos) e sincronizá-las entre PCs, tablets, iPhones e outros dispositivos. Além disso, o Evernote permite o compartilhamento dessas informações por e-mail, Facebook, LinkedIn, Twitter e outras mídias.